SÉRIE PROFISSIONAL DE SUCESSO: Ética e Honestidade!

     Olá pessoal, esta é a continuação da série PROFISSIONAL DE SUCESSO, desta vez irei abordar duas habilidades que são de suma importância para se obter sucesso como profissional que são a ÉTICA e a HONESTIDADE.
     Vou começar com alguns questionamentos.. você faria uma consulta em um médico que foi anti-ético com um paciente antes de você? você contrataria um jardineiro que você sabe que é desonesto? acho que não. A propósito, você sabe o que é Ética? e Honestidade? Honestidade e Ética andam juntas. 
    Segundo o site Wikipéia a Ética"Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.", ou seja, uma pessoa ética tem suas atitudes embasadas no que ele tem como certo de acordo com a moral.
     E honestidade? o que é? segundo o site significados "Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo."
     Gostei dessas definições pois são bem claras e de fácil entendimento, e se observarmos essas definições percebemos que se você tomou uma atitude desonesta você automaticamente esta sendo anti-ético, e eu lhe pergunto isso conta na hora de contratar um serviço ou comprar um produto? concerteza que sim, mas, você consegue visualisar e identificar melhor esse problema nos serviços, pois quando você compra um produto as vezes você nem conhece o dono da empresa, que pode ser antiético, e o inverso pode ocorrer pois o vendedor pode ter uma atitude antiética e você não comprar mais daquela empresa que é totalmente ética, no caso dos serviços, como é o próprio profissional que faz o serviço é mais simples de identificar e consequentemente se esquivar desta empresa para não correr o risco de ser vítima dela.
     E estas  habilidades são importantes para mim, já que eu sou um profissional com nivel superior, especialização e vários cursos de formação? Na minha opinião, e é isso que eu estou tentando passar para vocês, estas habilidades são tão importantes quanto as formações que citei, porém, alguns profissionais não conseguem entender essa importância e, pior, agem de forma desonesta e anti-ética para terem "sucesso" profissional que é o caminho errado, mas que dá certo (pelo menos para eles) pois não esta escrito na testa se as pessoas são honestas e não se exige diploma ou formação para tal, mas em qualquer caso o cliente tem que pagar pelo produto/serviço que consumiu ou utilizou (e por isso que eu disse que dá certo para eles)
       Em seu site O palestrante Mario Persona diz o seguinte: "Quando perguntamos: "Será que eu gostaria que alguém fizesse isso comigo?", estamos fazendo um julgamento da ética em nosso próprio modo de agir." Que demonstra como devemos agir como profissionais em nosso dia-a-dia.
       Espero que tenha colaborado, mostrando a você a importância destas duas habilidades, na próxima matéria da série: PROFISSIONAL DE SUCESSO abordarei as habilidades: PRÓATIVIDADE e VONTADE DE APRENDER. Abraço a todos e Sucesso!!

Diego Costa

Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário