Vendedores: auxílio ou impecílio?

     Há algum tempo os vendedores eram considerados pessoas com pouca qualificação, preguiçosos e que enrolavam os outros. O que ouvia-se muito dentro das casas nas reuniões de família era: "Ele num quis estudar e agora é vendedor", "Eu ser vendedor? nem pensar...eu quero ser doutor". Nem era considerada uma profissão de respeito.
     Hoje em dia o que vemos é que existem dois tipos de vendedores, os que auxiliam e os que atrapalham a nossa vida. Neste ponto surge um questão: Qual é a real função do vendedor no mercado atual? Alguns diriam que é simplesmente vender. Outros diriam que é ser um facilitador, entre a necessidade do cliente e a satisfação desta necessidade. Então o que é vender? pesquisando encontrei esta definição: "Vender é satisfazer necessidades de pessoas atravéz de bens, produtos, serviços ou idéias, gerando lucro para todos os envolvidos". Lindo né, principalmente o final "...lucro para todos os envolvidos." e é verdade porque quando vamos comprar alguma coisa é porque estamos precisando não é? se não estivermos existe uma grande probabilidade de comprarmos uma coisa que nunca vamos utilizar(e tenho certeza que você uma coisa dessas).
     Existem vendedores que realmente exercem a função de facilitadores, mas tem outros que praticam a arte da empurroterapia. Estes últimos não estão nem aí para o cliente, eles só procuram o cliente na hora de satisfazerem suas próprias necessidades (metas), e estão tentando sobreviver no mercado atual com as regras de antigamente. Assim o que vem acontecendo com estes ultimos é que vendem por um curto período, não repetem a venda para o mesmo cliente, e em pouco tempo desaparecem(pois vão para outra cidade onde ninguém o conheça e assim possa "vender") ou param de vender, pois, nós que somos clientes e estamos muito bem informados(pelos menos temos todas as ferramentas possíveis para isso), conhecemos as facilidades e dificuldades do mercado e arriscamos em uma coisa incerta somente uma vez se não formos bem correspondidos não voltamos a arriscar nesta coisa(arriscamos em outra coisa e com outro vendedor).
     Enfim, algumas empresas estão contratando de qualquer jeito e isso faz com que algumas pessoas que não são boas com comunicação e relacionamento (característica indispenaveis para um bom vendedor) sejam contratadas e chamadas de vendedores, então ficam três meses na empresa e saem por que não bateram as metas e expulsou um monte de clientes e a empresa acha que a culpa pela queda na venda dela é do mercado.
     Por outro lado os profissionais mais bem-sucedidos no mercado atual, a maioria ja foi vnededor um dia e eu poderia citar um monte de exemplos, mas vou focar em suas caracteristicas. Eles são organizados, pois têm que organizar suas rotas, acompanhar suas vendas e vender. São próativos, pois se não saírem para vender, não venderão (a palavra chave é ir). São sorridentes e felizes, pois todos ficam satisfeitos quando ajudam aos outro a se satisfazerem (é muito bom). São flexíveis, pois se adaptam a realidade e necessidade do cliente. E não fique chateado se ele perguntar muitas coisas pra você, é que ele precisa saber o que é realmente que você esta precisando.
     Assim, quando for comprar algo, verifique o que realmente você quer comprar, pesquise preços, não se distraia do seu objetivo, de preferência escolha comprar em uma loja que tenha alguém que você já conhecia e somente volte pra casa quando comprar o que precisa, pois tem gente que sai pra comprar uma coisa, então encontra um vendedor enpurroterapeuta e compra um monte de coisas, menos o que foi comprar. Abraço a todos.

Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário